Organizando as Roupas de Cama e Banho

Uma roupa de cama e banho bem macias e cheirosas não tem preço, não é verdade? A sensação de conforto e aconchego ao usar essas peças bem cuidadas são como um bom abraço! Para que elas se conservem macias e com as cores vivas por um bom tempo, separei algumas dicas preciosas para vocês do que eu faço em casa e ensino para minhas clientes.
Importante: além das técnicas que mostro aqui, existem outras que você possa conhecer. As que eu indico são aquelas que me adaptei melhor e que considero fáceis de manter. Fique à vontade para escolher a que for melhor para você.

Onde  e como guardar?

O local onde elas ficam guardadas é de suma importância. Elas devem ficar protegidas do calor, umidade e poeira. O local deve ser conservado sempre limpo. Como seria bom se toda casa pudesse ter uma Rouparia! Rouparia é um armário feito exclusivamente para este fim, guardar roupa de cama e banho, como este da foto. Ele pode ser adaptado nos corredores ou em algum dos cômodos da casa.

Se você tiver um armário em sua casa que não está tendo um bom uso, você pode separá-lo para ser a sua rouparia. Caso você ainda não tenha uma, muita calma nessa hora! Veja abaixo algumas sugestões de como e onde você poderá guardá-las:

Dentro do Guarda roupa
Separe um espaço específico para elas. Prateleiras, gavetas, nichos ou cestos podem ser usados para separá-las. 
  • Se possível, separe as dos adultos das de crianças, fica mais fácil para controlar, colocando etiquetas identificadoras no armário. 
  • Dobre-as de acordo com a profundidade da gaveta ou prateleira, assim você aproveita melhor o espaço. 
  • Na parte mais alta coloque as peças mais pesadas: colchas, edredons e travesseiros que não estejam sendo usados. Mas mais baixas, intercale uma para roupa de cama, mantas e cobertas outra para os jogos de toalhas, e outra para jogos de toalha avulsos e tapetes de banheiro.
  • Toalhas de lavabo e tapetes de banheiro também podem ser colocados em forma de rolinhos e guardado na vertical dentro de cestinhas.
  • Organizando sempre da mais clara para a mais escura, deixa seu armário mais harmonizado.

Você pode organizar os jogos de cama dentro de uma das fronhas, deixando tudo separadinho assim:

 Gavetões embaixo da cama
Muitas camas hoje já podem ser compradas com estes gavetões, o que otimiza o ganho de espaços.
 

Cama Baú
Assim como os gavetões, estas camas também foram uma sacada genial para guardar diversas coisas que antes não tinham lugar.
 

Containers Plásticos 
Essas caixas grandes são excelentes para armazenamento. Mas antes de comprá-las, calcule a altura da sua cama ao chão, para que ela caiba direitinho. Dê preferência para as transparentes.
 

Dentro de Space Bags (são sacos plásticos que possuem um bocal onde o aspirador é encaixado e ele suga todo ar de dentro da embalagem, diminuindo assim o volume interior - embalando à vácuo). Todos os edredons e colchas da minha casa eu guardo dentro deles para ganhar mais espaço dentro dos meus armários. Eles conservam a roupa de cama limpa e perfumada como se tivessem acabado de ser lavadas.


Ou colocar em embalagens plástica com zíper, as conhecidas "guarda tudo"
Toalhas podem ser guardadas de duas maneiras: (1) Você pode dobrá-las ou fazer (2) rolinhos. A melhor forma depende do espaço que você tem disponível. Não faça rolinhos para guardá-las em prateleiras, somente em gavetas, pois na minha opinião, eles fazem muito volume e acabo perdendo espaço.


Como lavar?


Para não dizer todas, mas a maioria pode ser lavada à máquina, usando sabão em pó e amaciante comuns. Mas vão ai algumas orientações:
  • O ideal é que a roupa de cama seja trocada no mínimo 1 vez por semana e as toalhas 2 vezes. Edredons, colchas grandes e cobre leito eu indico que sejam enviados para uma lavanderia.
  • As toalhas eu aconselho revezar a cada 2 lavagens, substituir o amaciante por vinagre branco. Ele elimina fungos, tira o mau cheiro e as deixa mais macias. Fique tranquila, que ele evapora na secagem e não ficará com cheiro de vinagre
  • Toalhas não devem ser passadas, suas cerdas vão se queimando com o calor do ferro e elas ficam ásperas.
  • Roupas manchadas ou com sujeiras específicas deverão ser tratadas antes de serem colocadas na máquina para que a sujeira não espalhe nas outras peças.
  • Não misture peças coloridas com brancas.
  • Lave as toalhas separadas das roupas de cama.
  • O barato às vezes pode sair muito caro. Invista em peças de boa qualidade, que durem por mais tempo. Não compensa se render às promoções e na primeira lavagem sua peça sair "destruída" da máquina. Aos poucos, vá trocando suas peças por novas e de boa qualidade.
  • Só guarde roupas limpas!

DICAS EXTRAS:

Dobrando um lençol com elástico

Pois é, se você ainda não sabe, o dia da sua libertação chegou! rs Sim, ele pode ficar dobradinho e lindo como suas outras roupas de cama. Assista o vídeo quantas vezes forem necessárias, até decorar o processo, ok?


Desamarrotando os Lençóis que já estão na cama


Sabe quando você acorda, estende o lençol de cima e ele está todo amarrotado? Dá uma tristeza, né? Seus problemas acabaram! rs Separe um recipiente spray igual a este da foto e coloque 70% de álcool e 30% de água. Depois de arrumar a cama, borrife por toda ela (não exagere, ok?) e depois "alise" com as mãos. Os lençóis ficam como novos! Esta embalagem fica no meu quarto, e sempre que uso peças em algodão faço uso desta misturinha. Não se preocupe, sua roupa de cama não ficará cheirando a álcool, ele evapora rapidinho.
Não deixe toalhas limpas expostas no banheiro
Fica lindo usá-las na decoração, né? Mas não faça mais isso! A oscilação de temperatura (quente/frio/vapor) causa fungos e mal cheiro na toalha, que a longo prazo podem danificá-las de maneira permanente. Escolha guardá-las em armários com portas, protegidas da umidade e do calor, deixando expostas no banheiro apenas as que estiverem em uso. Existem outros acessórios que podem decorar seu banheiro, vc não precisa necessariamente usar suas toalhas. Combinado?

Cada um usando a sua toalha:

Uma forma de separar as toalhas da casa, seria cada morador ter uma cor, mas nem sempre isso é possível, pois a maioria dos jogos vem com toalhas iguais.
O que eu fiz aqui em casa?
As que não tinham nenhum detalhe, mandei bordar nossos nomes ou nossas iniciais (como exemplo a foto de cima). Nas que tinham detalhes como flores, desenhos, etc; eu coloquei um botão para marcar qual é a do meu esposo. Vocês podem ver o botão no canto esquerdo na toalha da foto de baixo.
Se tem várias pessoas na sua casa e você não tiver como bordar todas as toalhas, defina uma cor de botão para cada morador. Ex: as da mãe com botão vermelho, do pai com botão preto, da filha rosa e do filho verde. Assim, cada um saberá qual é a sua toalha na hora de usar ou pegar no armário.

Na hora de dobrar, o ideal é que o jogo seja dobrado com todas as peças juntas. É só seguir a dica do vídeo:

 

Força na peruca e vamos colocar tudo no lugar!

VEJA TAMBÉM:
- Lava Roupas Delicadas
- Como remover manchas?
- Como facilitar o processo de lavar roupas?


Estas informações podem ser publicadas gratuitamente em seu site, jornal, revista ou newsletter, desde que informada antecipadamente ao autor do artigo no email: barbaravolnei@hotmail,com e, uma vez autorizada, citada a fonte: www.barbaravolnei.blogspot.com  As imagens deste post foram extraídas da internet. Caso o proprietário de direito de uso das mesmas não as queira exibidas nesta página, gentileza entrar em contato.