Como limpar o Fogão e o Forno?


Aquele que nos ajuda a preparar refeições tão gostosas para nossa família merece um cuidado especial, não é mesmo? Vamos ver juntos o passo a passo para deixar ele brilhando!

Tudo tem um começo!

- Antes de começar a limpeza, o gás e a energia devem ser desligados para evitar acidentes. Retire os bocais para depois limpá-los separadamente.

- Aplique vinagre branco puro com o uso de uma esponja para retirar o excesso de gordura. Depois, use um pano umedecido com desengordurante ou uma esponja macia com detergente de coco. Esfregue bem e tire o excesso de produto com um pano úmido. Cuidado para que durante a limpeza, resquícios de produtos ou sujeiras entrem dentro dos condutores de gás.

- Salpique sal nos alimentos que forem derramados no fogão quando ainda estiverem quentes, pois isso evitará que eles grudem e fique difícil de sair. Se já estiver grudado, aplique o desengordurante e deixe agir por 5 minutos e remova com um pano úmido.
- Para limpar as laterais, passe um pano macio com desengordurante por toda a superfície. Depois, enxágue o pano e passe novamente para tirar o excesso do produto.

- Para limpar fogão cooktop, espere que ele esfrie e use uma esponja macia com  detergente neutro, nunca esponja de aço ou saponáceo, pois a mesa de vitrocerâmica pode ser danificada.

- Para tirar as manchas de água do inox ou alumínio após o término da limpeza, passe um pano embebido em vinagre branco e depois um pano seco para dar brilho.


Bárbara, com que frequência devo limpá-lo?
O ideal é que esta limpeza seja diária ou sempre que for usado, pois o acúmulo de sujeira e gordura pode manchar a superfície e entupir as chamas.
     
     Como limpar bocais (ou queimadores)?
Antes de começar a limpeza, espere que eles se esfriem. Coloque–os de molho em água morna com vinagre e gotas de limão. Após esfriar, esfregue-os com um saponáceo cremoso. Enxágue bem e sopre os furos para certificar que não estão obstruídos. Se for preciso, passe um palito por cada furo para desentupir. O procedimento para limpar as grades é o mesmo.

Quais produtos devo evitar ao limpar meu fogão? 


- Nunca comece a limpar o fogão e suas respectivas peças com produtos químicos enquanto ele estiver quente, pois pode empenar as peças ou causar queimaduras.

- Não use palha de aço e produtos abrasivos, cloro ou similares, pois os mesmos podem causar ranhuras de maneira permanentes.
- Não mergulhe as peças ainda quentes em água fria.

- Não passe esponja em superfícies esmaltadas.

E o forno? Como devo limpá-lo?

- Depois de frio, retire as grades.

- Para uma limpeza onde não tenha muitos resquícios, esfregue uma esponja umedecida com detergente de coco e depois passe um pano úmido para terminar de limpar.

- Para uma limpeza pesada, faça esta mistura: 500 ml de água quente + 2 colheres de bicarbonato de sódio + 1 colher de sal + 1 copo de vinagre branco. Umedeça uma esponja nesta mistura e esfregue todo o forno. Depois passe um pano úmido limpo para remover a sujeira. Se algum alimento pingar no forno quando estiver assando, salpique sal de cozinha para evitar que ele grude.

- As grades: antes de começar a limpá-las, passe vinagre branco por toda ela para amolecer a sujeira. Depois, utilize uma esponja de aço com saponáceo cremoso. Esfregue bem e depois enxágue.

- O Vidro: faça uma mistura de vinagre branco e água quente, coloque no vidro com a tampa aberta e deixe agir por alguns minutos para retirar manchas e respingos de gordura. Depois que esfriar, retire essa mistura e passe uma bucha macia com detergente de coco. Retire todo produto com pano úmido e seque bem. A parte externa (laterais) pode ser limpa com desengordurante e depois com álcool.

 - Para forno à gás ou elétrico, o procedimento é o mesmo, lembrando sempre antes de iniciar a limpeza, esperar que ele esfrie e retirar o plug da tomada.

Dei uma contribuição em uma entrevista para o Jornal Extra (Globo/RJ) falando sobre este assunto também:

Que tal começar a dar um trato no seu fogão ainda hoje?

VEJA TAMBÉM:



Estas informações podem ser publicadas gratuitamente em seu site, jornal, revista ou newsletter, desde que informada antecipadamente ao autor do artigo no email: barbaravolnei@hotmail,com e, uma vez autorizada, citada a fonte: www.barbaravolnei.blogspot.com  As imagens deste post foram extraídas da internet. Caso o proprietário de direito de uso das mesmas não as queira exibidas nesta página, gentileza entrar em contato.