Organização de Escritórios


Estar com tudo no lugar no ambiente de trabalho nos ajuda a ter mais concentração e produtividade. Para que seu espaço fique sempre organizado, reuni aqui algumas dicas que te ajudarão a manter seu espaço mais bonito e funcional.

- Desapego 

Esta é a etapa mais importante! Como já vimos em vááários posts aqui no blog, o primeiro passo aqui é também o desapego. Eliminar aquilo que não usamos nos proporciona mais espaço útil e uma visão mais agradável dentro do ambiente de trabalho. Quanto menos entulho, mais vida! Para saber maiores detalhes de como fazer esse desapego, clique aqui.

Mas o que deve ser descartado?

- Papéis - são os principais itens a serem verificados. Verifique todos os papéis, um por um. Sei que dá um trabalhão, mas é uma vez para nunca mais. Se você fizer bem feito agora, não vai querer passar por isso de novo (rs). Não tenha dó - com exceção dos documentos que devem ser arquivados pra sempre (arquivo morto), analise todos os demais. Para saber mais detalhes, clique aqui e leia o post que ensina como você pode organizar a papelada. Documentos importantes devem ser rasgados ou passados pelo triturador de papéis.

- Contas: as contas físicas devem ser armazenadas de forma correta para sabermos exatamente onde elas estão quando for necessário consultá-las. Lá embaixo tem fotos dos produtos deste vídeo:

- Pastas estragadas e material de escritório em geral - elimine tudo que não funciona, até as canetas! Guardar essas coisas dizendo "um dia eu conserto" é uma das maiores mentiras das galáxias!

- Móveis quebrados - cadeiras tortas, mesas empenadas, armários com porta quebrada... se o conserto não compensa, elimine. Trabalhar em um ambiente com tudo caindo aos pedaços não nos motiva a fazer coisas bonitas, criativas. De pouco a pouco vá substituindo, não tire o móvel e coloque suas coisas no chão. Substitua quando comprar um novo; 

- Aparelhos eletrônicos que não funcionam mais ou não compensa o conserto (mouse, teclado, cabos de aparelhos que nem existem mais...);

- Caixas de aparelhos eletrônicos: fala sério - elas só servem para ocupar espaço. Se um dia você for vender o equipamento, não é a caixa que fará a diferença, mas o estado de conservação do aparelho. Guarde somente os manuais e notas fiscais.


Depois de realizado o descarte e deixado somente aquilo que é útil, vamos começar a organizar.

 - Pastas: Além daquelas pastas normais que já utilizamos, estes 2 modelos de pastas abaixo são muito bons! Tanto para contas como para documentos de uso diário, são parceiras fiéis para te ajudar na organização. 
- A pasta sanfonada plástica (esquerda) pode ser encontrada com 12, 24 ou 32 divisórias. Separe uma aba para cada tipo de documento e arquive.
- Se sua empresa for pequena, compre uma pasta para cada departamento, não tente arquivar tudo em um lugar só.
- Mas atenção: não "entupa" a pasta, ela não fechará e ficará difícil de encontrar algum papel. Se você tem muitos papéis, esta não é a melhor opção, mas a que tem logo abaixo. Mas se for preciso, use duas pastas para um mesmo assunto, não tem problema.
- A pasta AZ (direita) fica "em pé" na mesa, caso você prefira que a pasta não fique em armários ou deitadas, mas próxima a você.
  
- Caixa organizadora com pasta suspensa

Ideal para quem tem muuuitos papéis. Eu uso essa em casa para organizar as contas pessoas e os papéis da minha empresa. As pastas internas comportam mais volume que a pasta sanfonada plástica. Também disponível de vários tamanhos e modelos.
- Arquivo Morto


Documentos que precisam ser guardados e não são consultados com frequência, devem ser armazenados corretamente em um "arquivo morto". Às vezes reclamamos de falta de espaço mas preenchemos os armários e gavetas com coisas que não utilizamos e em alguns casos nem sabemos o que tem nos armários... Um absurdo, né? Então faça uma revisão e mantenha ao alcance das mãos somente o que é necessário para que seu escritório funcione no dia a dia e separe um local para arquivar o que não é mais usado.
Selecione estes documentos de acordo com tipo (jurídico, RH, notas fiscais, manuais, etc) e armazene-os nestas caixas arquivo abaixo, colocando as respectivas identificações (assunto/ano). Cuidado para também não "entulhar" a caixa, elas podem ceder e estragar devido ao peso. Para seu escritório não virar um arco-íris (rs), compre preferencialmente caixas da mesma cor e modelo.
- Mobiliário

A escolha do mobiliário correto é fundamental para que o espaço útil seja bem aproveitado. Ter uma mesa enoooorme em um espaço pequeno não ajuda, só atrapalha. Calcule os espaços disponíveis ANTES de comprar os móveis. Evite mesas muito largas e armários muito altos. Praticidade é a lei do negócio. Se você puder contratar um design de interiores, ele poderá te orientar e mostrar possibilidades que você não conseguiria enxergar, vale a pena o investimento. Abaixo, algumas sugestões para você adaptar conforme a sua necessidade.



- Cabos e fios


Não temos para onde escapar: estamos cercados de aparelhos que tem cabos e fios  por toda parte. Para que você não perca mais tempo desenrolado aquele emaranhado e ficar tentando adivinhar de qual aparelho aquele cabo pertence, veja aqui algumas dicas para deixar tudo no lugar. Clique aqui e deixe tudo bem organizado.

- Home office (escritório em casa)


Para montar e organizar seu escritório em casa, escrevi com muito carinho este post com todo passo a passo. Leia aqui.

-Acessórios organizadores

Independente do ramos de atividade, estes são indispensáveis!

- Livros

Dicas preciosas para deixar sua biblioteca em ordem!


- Produtividade

Além de um espaço organizado, você deve ser um bom gestor do seu tempo. Não adianta trabalhar em um lugar lindo e organizado se você não saber usar o tempo ao seu favor para que consiga realizar durante seu horário de expediente tudo o que é preciso. Como diz aquele velho ditado, tempo é dinheiro. Para saber como organizar melhor seu dia a dia, clique aqui.

Dica final: Não procrastine. Adiar o que tem que ser feito cria um problema que não precisava existir. Este na maioria das vezes é o único motivo do seu trabalho estar bagunçado. Quando assumimos nossas obrigações na organização além das atribuições do trabalho, conseguimos conquistar bem mais.

Agora, mãos à obra! Escritório organizado = +produtividade, +dinheiro, +paz de espírito.

VEJA TAMBÉM:
- Limpeza de móveis de vime, plástico e aço
- Check list para organizar uma festa de aniversário
- Uma ajuda para quem não consegue usar agenda


Estas informações podem ser publicadas gratuitamente em seu site, jornal, revista ou newsletter, desde que informada antecipadamente ao autor do artigo no email: barbaravolnei@hotmail,com e, uma vez autorizada, citada a fonte: www.barbaravolnei.blogspot.com.br  As imagens deste post foram extraídas da internet. Caso o proprietário de direito de uso das mesmas não as queira exibidas nesta página, gentileza entrar em contato.