A difícil arte de saber dizer NÃO

Dizer não pode ser umas das atitudes mais libertadoras da sua vida. Mas como e quando dizê-lo? Vamos descobrir juntos algumas maneiras para colocá-lo em prática.

1) Avalie suas prioridades 

Temos muitas atividades para realizar no nosso dia a dia, isso é quase inevitável. Mas quais são realmente necessárias? Algumas vezes nos enchemos de coisas para fazer achando que estamos sendo produtivos, mas na verdade estamos apenas nos cansando. Avaliar nossa rotina e identificar o que realmente é necessário ser feito, vai aliviar nossa carga diária e fazer com que nossa atenção e energia fiquem voltadas para o que realmente importa. Coloque em um papel aquilo que você tem que fazer todos os dias, sem falta. Estas são as prioridades. As demais demandas que forem surgindo ao longo do dia deverão ser encaixadas de acordo com a disponibilidade.

2) Por quê as pessoas não estão acostumadas a escutar não?

Porque desde crianças nos acostumamos a receber só o sim. Trabalhando na área de RH, fica muito fácil identificar nas dinâmicas de grupo as pessoas que não sabem lidar com o não. Quando não são escolhidas para liderar ou não tem seu pedido atendido, emburram ou se excluem do grupo. Algumas pessoas crescem e se tornam adultos mimados e querendo que todas suas vontades sejam atendidas. Temos dificuldade para entender que um não recebido agora, pode nos dar um sim lá no frente. Dizer não também é uma forma de amar. Onde só existe o sim, desconfio que não tenha muito amor envolvido.

3) Procure terceirizar para não se estressar

Se você trabalha o dia todo mas ainda tem uma casa para cuidar, porque não pagar alguém para fazer isso para você. Eu amo cuidar da minha casa, mas a limpeza tomaria um tempo enorme que não disponho no momento devido ao meu trabalho. Investir nisso pra mim é qualidade de vida, não um capricho. Se você tem condições de delegar algumas atividades que outras pessoas possam fazer pra você, delegue. Seja menos centralizador. Achar que somente você pode fazer bem feito gera uma carga e preocupações desnecessárias. Tudo passa nessa vida, não se mate por detalhes que só vão te fazer adoecer.

4) Não aceite todos os convites que você recebe

Recebe muitos convites para compromissos diversos? Reuniões, aniversários, eventos, etc... Se aceitarmos tudo o que nos é apresentado, não teremos tempo de qualidade com a família. Ter um espaço na agenda para investir nos seus relacionamentos é essencial para ter uma vida plena e feliz. Um simples não pode de dar mais horas de sono, um tempo para assistir um filminho com a família, uma caminhada no parque. Vida, gente! 

5) Preste atenção em como você fala o não

O problema não é dizer o não, mas a maneira como você o diz. Existem várias formas de dizer a mesma coisa. Respire fundo e pense: "Será que dizendo assim irei ofender? Qual a melhor forma de dizer isso?". Assim você correrá menos risco de ser mal interpretado e deixar alguém de cara virada para você. Fale calmamente e se necessário explique o porque do não. 

Com atitudes simples podemos ter uma caminhada mais leve e tranqüila. Não deixe que o desconforto de dizer uma simples palavra tire os bons momentos de sua vida.

VEJA TAMBÉM:

Estas informações podem ser publicadas gratuitamente em seu site, jornal, revista ou newsletter, desde que informada antecipadamente ao autor do artigo no email: barbaravolnei@hotmail.com e, uma vez autorizada, citada a fonte: www.barbaravolnei.blogspot.com.br  As imagens deste post foram extraídas da internet. Caso o proprietário de direito de uso das mesmas não as queira exibidas nesta página, gentileza entrar em contato.