Como montar uma rotina já que eu trabalho em casa?

Este post é para você que trabalha em casa: seja você um profissional autônomo ou uma dona de casa, saber organizar todas nossas responsabilidades de cada dia e conseguir cumpri-las, traz no final do dia aquele alívio maravilhoso do dever cumprido. Vamos ver juntos como isso é possível.

Confesso que este post é baseado em fatos reais (rs). Depois de trabalhar muuuitos anos em grandes empresas, decidi ter minha própria empresa. Me ver como empresária e dona de casa (função que nunca deixei de exercer mesmo trabalhando fora de casa), precisei montar uma rotina para poder organizar na minha cabeça as diversas funções que eu acumularia a partir de então no mesmo ambiente. Isso pra mim foi libertador! Consegui montar uma rotina que não me deixa perdida ou pensando "o que eu tenho que fazer hoje mesmo?"

Trabalhar "pros outros" por um lado é muito bom, pois o patrão passa a demanda a ser feita, você faz e vai pra casa no final do dia. Trabalhando por conta própria, você é responsável por gerar a sua própria produtividade e fazer seu horário de trabalho dar certo. Se não houver equilíbrio da nossa parte, chegamos a trabalhar até dez horas por dia, só comemos besteira e o que deveria ser um privilégio (estar em casa) se torna um transtorno. Sim, gosto da surpresa, da novidade, do inesperado. Quando acontecem, podem se encaixar numa vida e em uma rotina que já existem, sem problema. Rotina não é para a vida cair na "mesmice", mas para facilitar a execução de tarefas que temos que fazer todos os dias.

Seguindo este passo a passo, podemos colocar nossa mente em ordem (rs):

1) Coloque tudo no papel

Antes de tudo, precisamos escrever no papel quais são os nossos deveres/obrigações. Faça uma lista escrevendo tudo o que você faz durante a semana (tudo mesmo, até o que você acha que é pequeno, desnecessário). Por exemplo:
- Limpar a casa
- Ir à academia
- Visitar clientes
- Buscar filhos na escola
- Conferir mercadorias
- Fazer a unha
- Responder e-mails, etc
Depois que escrevemos TUDO o que fazemos, vamos distribuir estas atividades ao longo da semana. Você pode usar uma planilha como esta, por exemplo:

Não queira fazer isso correndo. Faça com calma, vá distribuindo seus afazeres ao longo da semana, separando-os por períodos: manhã, tarde e noite. Assim, você não acumula ou repete tarefas, deixando alguns dias mais cheios e outros mais vazios. 

A primeira vez que montei a minha, fiz um teste durante uma semana pra ver se conseguia cumprir. No final de semana, analisei o que deu e o que não deu certo e troquei algumas atividades de dia da semana porque facilitava minha logística. A primeira nunca é a definitiva, faça a sua e vá testando até ver como fica bom pra você.

2) Cumpra horários

Depois de distribuir tudo na sua rotina de segunda e sexta, estabeleça horários. Ai você pode me dizer: "Ah, Bárbara, resolvi trabalhar em casa pra ninguém ficar cobrando horário de mim", ou "Sou dona de casa, pra que isso?" Vou te dizer: para que você tenha TEMPO LIVRE e QUALIDADE DE VIDA. Estar em casa e não precisar trabalhar, entende? Ter um tempo de qualidade com os filhos, o cônjuge, poder passear durante a semana à noite, curtir um filminho sem se preocupar com os afazeres do dia seguinte. Sim, ter horário para descanso, sem precisar atender telefone, responder e-mail, lavar roupa...Isso sim é viver!

As donas de casa sabem que trabalho de casa nunca tem fim. Se nós não colocarmos um limite nisso, quem colocará? Por isso muitas mulheres são frustradas por "só" cuidarem da casa, pois não tem um descanso. Estipular o dia certo para cada tarefa poderá te proporcionar mais tempo para cuidar de você, por exemplo. Fiz um check list divino sobre organização doméstica que poderá te ajudar! Clique aqui para ler.

Já se você tem sua empresa em casa e não consegue estipular um horário de trabalho, começará as sete a manhã e terminará às dez da noite... Quantas vezes eu fiz isso achando que estava sendo produtiva, mas na verdade estava apenas me cansando. QUANTIDADE não tem a ver com QUALIDADE. Não é pelo fato de você estar trabalhando muito que você terá bons resultados. Foque na qualidade, em fazer bem feito dentro do horário de trabalho.

Exemplo 1 (donas de casa): estipule apenas 1 dia da semana para passar roupa. Não é uma tarefa das mais prazerosas mas precisa ser feita, não é verdade? Se você todo dia precisa passar uma camisa, uma calça, um uniforme... já calculou o tanto de tempo que você gasta todos os dias se ocupando com algo que só precisaria de dedicação 1 vez por semana?

Exemplo 2 (empresários): neste começo onde você estará começando a seguir uma rotina, coloque seu celular para despertar em horários importantes, como: horário de almoço, horário de voltar do almoço, fim de expediente. Depois que você se acostumar, fará no piloto automático e não desperdiçará seu precioso tempo de trabalho vendo TV, navegando na internet... entre outras coisas. O perigo de procrastinar quando se trabalha em casa é enooooorme!

Quando você começa a cumprir um horário de trabalho, aos poucos os próprios moradores da casa começam a se acostumar com a sua rotina e a respeitar seus horários. Nós que devemos impor estes limites, não cobre isso dos outros.

3) Tenha disciplina

Tudo que foi escrito até agora pode se resumir em uma única palavra: DISCIPLINA. Sem ela, não conseguiremos alcançar nada de valor na vida. Dedicar-se ao que se faz, procurar sempre fazer bem feito, é o que diferencia muitas pessoas das outras. Não importa a idade, seja adulto ou criança, precisamos estabelecer metas e limites para nós mesmos. E a disciplina é a melhor companheira nessa jornada da vida para alcançarmos tudo aquilo pelo qual levantamos da cama todos os dias.

Não desista, você pode ser melhor que ontem. Faça valer a pena cada dia de vida!

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