Montando um Cardápio Semanal

O Cardápio semanal pode te ajudar a economizar nas compras de supermercado e otimizar seu tempo na preparação das refeições. Economia e praticidade em uma única ferramenta!
Quantas vezes pegamos produtos fechados na despensa mas que já estão vencidos e esquecemos de usá-los? Perdeu a conta de quantas verduras e frutas também se perdem na geladeira por não consumir no tempo devido?

Chegou a hora disso mudar!

Passos para montar o cardápio semanal:

  1. Uma vez por semana (de preferência no sábado ou domingo), verifique tudo o que você tem na despensa e geladeira. 
  2. Monte cada uma das refeições da semana de acordo com o que você tem em casa. Preencha utilizando uma planilha como o modelo abaixo.
  3. Já faça a sua lista de compras com os itens que serão necessários ser comprados. Para saber como economizar em suas compras no supermercado, clique aqui.
  4. Se além de você outras pessoas da casa também preparam as refeições, todos devem seguir este cardápio.
  5. Nas duas primeiras semanas pode ser um pouco difícil seguir o cardápio à risca, mas aos poucos, buscando manter esta disciplina, você conseguirá se adaptar tranquilamente a este novo hábito. E não se preocupe: imprevistos acontecem. O importante é que no próximo dia você volte a seguir o cardápio para que consiga aproveitar tudo o que você tem em casa e evitar o desperdício. 


CARDÁPIO SEMANAL
DIA DA SEMANA
CAFÉ DA MANHÃ
ALMOÇO
LANCHE
JANTAR
SEGUNDA






TERÇA






QUARTA






QUINTA






SEXTA






SÁBADO






DOMINGO







Dicas finais e valiosas:

  • Coloque seu cardápio em algum lugar visível na cozinha, como na geladeira ou lateral do armário, por exemplo.
  • Faça alguns pratos como lasanha, pizza, torta, etc e congele. Sempre é bom ter um prato feito em casa já pronto só para levar ao forno. Melhor que industrializado, né?
  • Não podem faltar frutas, saladas, vitaminas e outros tipos de alimentos saudáveis que no dia a dia sempre evitamos porque dá um pouco de trabalho para fazer. Mas se programando com o cardápio, ficará mais fácil pois você poderá se programar de véspera.
  • Evite frituras e alimentos gordurosos. Aproveite esta oportunidade para começar a fazer refeições mais saudáveis para sua família.
  • Separe um dia da semana para fazer alguns legumes e já deixá-los picados e prontos na geladeira. Isso estimula a comer mais porque já estará pronto, ai é só temperar. Tem dia que não temos aquela disposição fantástica de picar, cortar, ferver... Melhor facilitar a vida!
  • Já lave as folhas, seque-as e guarde em recipientes fechados, deixando-as prontas para o consumo (ex: alface, couve, cebolinha, etc).
  • Marque um dia (ou dois) da semana para fazer algo diferente, que não costuma ser feito com tanta frequência. Isso te ajuda a ter ideias novas e de quebra surpreende a família,
  • Veja sites e programas que ensinam a fazer pratos fáceis para o dia a dia. Para conhecer alguns deles, clique aqui.

VEJA TAMBÉM:


Estas informações podem ser publicadas gratuitamente em seu site, jornal, revista ou newsletter, desde que informada antecipadamente ao autor do artigo no email: barbaravolnei@hotmail.com e, uma vez autorizada, citada a fonte: www.barbaravolnei.blogspot.com.br  As imagens deste post foram extraídas da internet. Caso o proprietário de direito de uso das mesmas não as queira exibidas nesta página, gentileza entrar em contato.