Como ser uma pessoa mais organizada?


Sim, isto é possível! Para que você comece a colocar as coisas em seus devidos lugares, selecionei algumas dicas de ouro que pratico há alguns anos e me ajudam a manter a vida no eixo correto.

Ao contrário do que muitos pensam, a organização não é um dom, mas uma habilidade que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa, desde que se tenha boa vontade de mudar alguns hábitos. Ela é construída diariamente, não acontece em um passe de mágica. Nos auto-sabotamos, na verdade (rs), pois sabemos o que deve ser feito e não fazemos. Mudando nossa forma de pensar, poderemos colher os benefícios que a organização proporciona. 

Abaixo, algumas práticas que mudaram meu ritmo de vida e me ajudaram a ser uma pessoa mais produtiva e organizada:

1) Estabeleça um limite para guardar as suas coisas
Se seu guarda roupa é pequeno, adapte-se a ele. Se sua cozinha tem poucos armários, adapte-se a ela. Entulhar os armários dificulta a localização dos objetos e deixa um aspecto desorganizado.  E é tão frustrante todos os dias abrir as portas e ver tudo fora do lugar... Tire tudo de dentro dos armários e vá colocando de volta somente aquilo que você realmente usa. Poderá ver claramente que não precisa de muita coisa. O excesso pesa e sobrecarrega nossas vidas e espaços.

2) Pratique o desapego
Geralmente no final do ano fazemos "um limpa" na casa, eliminando papéis e entulhos que vamos acumulando ao longo do ano. Não é necessário esperar o final do ano para fazer isso. Vá descartando, de 3 em 3 meses, ou quando identificar a necessidade, tudo aquilo que não teve utilidade para você durante este período. Se estiver em bom estado, doe, venda. Caso contrário, jogue no lixo mesmo. Isso vale para tudo que se tem dentro de uma casa. Para aprender a fazer a "Sessão do Desapego", clique aqui.

3) Não tenha dó de jogar as coisas no lixo
Parece óbvia esta frase para algumas pessoas, mas para outras, esta ação é muito difícil. Guardamos por anos eletrônicos que nunca consertamos, xícaras sem alça, panelas sem cabo, vasilhas sem tampa, roupas sem conserto... Por quê? Para quê? Será que realmente precisamos disso? Faça para si mesmo estas perguntas. Entulhamos nossa casa, acumulamos pó e tranqueiras que muitas vezes passam a fazer parte da "decoração" da casa, pois nos acostumamos tanto a vê-las em determinado lugar que não agimos para removê-las de onde estão. Observe bem sua casa e passe um pente fino em todos os cômodos. Tome uma atitude! Não permita mais viver assim!


4) Não tem lugar para guardar? Não compre
Simples assim. Às vezes vejo alguns eletrodomésticos lindos, móveis com design super bacana e fico louca pra comprar. Ai eu paro e penso: "Onde vou colocar isso?" Se não encontro um lugar para colocar, não compro. Pode estar em uma promoção incrível, ser um sonho de consumo, mas não levo. Esta disciplina pode impedir que sua casa fique com cara de depósito. Saiba selecionar o que irá entrar dentro dela.


5) Antecipe suas compras em datas de menos movimento
Aniversários, datas comemorativas como natal, dia das mães, páscoa, dia dos namorados... Já saiu para comprar alguma coisa próximo a estas datas? É uma loucura, sem falar nos preços! Como você já sabe as datas, quando for passear em um final de semana, compre e guarde. Quando for fazer uma viagem legal e tiver espaço na mala, compre e guarde. Nada melhor que a paz, gente! Antecipar-se a alguns eventos que não temos como fugir dos presentes nos poupa de muita dor de cabeça.


6) Use uma agenda e selecione bem seus compromissos
Não tem escapatória - se você quiser ser uma pessoa organizada, você precisa usar uma agenda. Seja de papel ou no celular, computador... Ela te ajudará a planejar melhor a sua vida. Mas se você se compromete com um monte de coisa que não deveria porque tem dificuldade de dizer não, este post poderá te ajudar a selecionar melhor o que você realmente precisa fazer.


7) Utilize 30 minutos por dia para colocar as coisas no lugar
30 minutos. Parece pouco, mas é o suficiente para você fazer uma revolução. Todos os dias, antes de ir dormir, separe 30 minutinhos para dar uma conferida em toda casa. Coloque no lugar o que precisa, jogue fora o lixo dos banheiros, não deixe louça suja na pia, etc. São atitudes simples como estas que fazem você acordar e ver a casa mais organizada.


8) Extermine o "Quarto da Bagunça"
Não dá para organizar "tranqueiras". Se não tem utilidade, só ocupa espaço, só serve para duas coisas: lixo ou doação. Esse apego sentimental só acumula pó e ocupa um espaço precioso que poderia estar sendo melhor aproveitado. Precisamos sim de um cômodo para guardar ferramentas, escadas, caixas e etc, mas ele não precisa ser necessariamente desorganizado, mas funcional. Quando tudo tem uma casinha para morar, não se perde tempo procurando nada.


9) Utilize um cardápio semanal
Como isso facilita o dia a dia na cozinha! Evita o desperdício e ajuda a economizar na hora das compras. Para saber como fazer um, clique aqui.


10) Tenha uma rotina para cuidar da sua casa
Tem dia que olhamos pra casa e dá até vontade de chorar, né? rs Às vezes são tantas coisas para fazer que não sabemos por onde começar. O que cansa na verdade não é o serviço de casa, mas o acúmulo dele. Se fizermos um pouco por dia, não nos sobrecarregamos. Para que você saiba como começar, montei um check list aqui para te ajudar.


11) Não procrastine
Como já dizia o ditado: "não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje". Este é o grande mal do ser humano. Vamos "empurrando com a barriga" o que deve ser feito como se as coisas fossem se resolver sozinhas lá na frente. Isso que eu digo que é a auto-sabotagem. Se você sabe que precisa ser feito e que dificilmente conseguirá fazer depois, faça imediatamente. Faça chateado, com raiva, não tem problema. Mudança de hábitos geram mesmo estes sentimentos (rs). Depois que você começar a ver o resultado destas mudanças, fará naturalmente.


12) Tenha um coração grato
Na maioria das vezes nossas casas, armários e gavetas se enchem de coisas que compramos e usamos raramente ou não usamos nunca. Nos encantamos, compramos por um desejo, não uma necessidade e depois que o arrependimento bate, pensamos: "Pra quê fui comprar isso?" Quando somos gratos pelo que temos, dificilmente caímos nestas tentações de consumo, pois sabemos exatamente aquilo que precisamos e temos. Use bem o que você tem, tenha um coração grato. Isso muda a forma como vemos as coisas.


Você percebeu que uma dica está relacionada a outra? É um conjunto de ações que muda todo um contexto. Buscando a cada dia colocar em prática estes hábitos, você verá que sua qualidade de vida irá melhorar e seu tempo será melhor utilizado.


VEJA TAMBÉM:

(Foto: Pinterest)
Estas informações podem ser publicadas gratuitamente em seu site, jornal, revista ou newsletter, desde que informada antecipadamente ao autor do artigo no email: barbaravolnei@hotmail.com e, uma vez autorizada, citada a fonte: www.barbaravolnei.blogspot.com.br  As imagens deste post foram extraídas da internet. Caso o proprietário de direito de uso das mesmas não as queira exibidas nesta página, gentileza entrar em contato.