Como organizar o meu guarda-roupa?

Espelho, espelho meu: existe um guarda-roupa mais organizado do que o meu?
Para que você faça esta pergunta sempre com um sorriso nos lábios, leia este post e aplique as dicas que vão mudar o seu guarda roupa e closet!
Sim, eu sei... dá um trabalhão colocar tudo no lugar. Mas não tem preço ver tudo organizadinho e não perder mais tempo procurando a roupa que se quer usar, não é mesmo? Então, força na peruca! Fingir que está tudo bem e deixar para depois não vai resolver o problema. Investir tempo em colocar as coisas em ordem vai te poupar atrasos, vai te dar paz (não vai mais ficar nervosa procurando as coisas) e vai ficar tãããão lindo que vai querer mostrar para todo mundo que for na sua casa! rs

1) O mais importante: SESSÃO DO DESAPEGO

Antes de começar, temos esta como a etapa principal: a Sessão do Desapego. Sem ela, fica inviável as outras darem certo! O que é isso? Como funciona? Clique aqui e descubra!
 Leu tudo? Desapegou? Ok, então vamos em frente!


2) Limpeza geral!

Tire tudo do guarda roupa: gavetas, prateleiras... tudo deve estar vazio. Limpe bem com um pano úmido e depois um panos seco. Deixe arejar um pouco e só depois comece a guardar tudo novamente.

Agora vamos por peças:
Camisas
Camisas lindas e bem passadas dão um up em qualquer visual. Para que elas não amassem e fiquem organizadas, siga estas dicas:
  • Dê preferência em padronizar seus cabides. Você harmoniza visualmente e ganha mais espaço. Gosto dos de madeira, porém, eles ocupam mais espaço que os outros. Mas se espaço não é o seu problema, compre os de madeira! São para a vida toda!
  • Coloque os cabides voltados sempre para o mesmo lado (para dentro do guarda-roupa).
  • Não deixe cabides vazios pendurados. Eles ficam ocupando espaço desnecessariamente e quando precisa encontrar um tem que ficar procurando entre as roupas... Tire-os e os coloque na área de serviço ou junto com as roupas que estão para passar.
  • Abotoe sempre o primeiro e o quarto botão da camisa. Assim ela não "abre" e amassa quando você for mexer para escolher uma. 
  • Separe-as por cores: da mais clara para a mais escura. Fica mais fácil na hora de querer achar uma em especial. Da mesma forma, separe por tipo: manga longa, manga curta e gola polo.
Camisetas

O ideal é que camisas e camisetas ficassem todas no cabide. Mas nem sempre isso é possível devido a falta de espaço. Por isso, dobrando-as da maneira correta, você evita que ela amasse. Dica de ouro: quando passar suas camisetas, não as dobre imediatamente. Espere que elas se esfriem e só depois as dobre. Assim você evita que a marca da dobra fique tão evidente.
A forma de dobrar e guardar depende muito do espaço que você tem disponível no seu guarda roupa. Abaixo veja alguns exemplos de como você pode organizá-las:

Assista esse vídeo e aprende a dobrar suas camisetas de um jeito super prático!

Calças e Bermudas

Coloque-as em cabides individuais, com o gavião voltado para dentro do guarda-roupa. Fica tão lindo, tudo retinho! rsrs Você também pode guardá-las da mais clara para a mais escura.

As bermudas mais molinhas, como as dry fit ou de academia, podem ser guardadas fazendo rolinhos, fica mais fácil para visualizar.

Saias

Sejam elas longas ou curtas, use cabides com presilhas para que elas não fiquem com marca de dobras.
Vestidos e Roupas de Festa
Se o seu guarda roupa tem um espaço específico para cabides, maravilha! Guarde-os cada um em um cabide, assim eles não amassam. Separe-os por cores também.
Não mantenha estas roupas dentro dos sacos de lavanderia. Elas podem mofar se não receberem ventilação adequada. Essa proteção a lavanderia coloca para proteger a roupa no deslocamento até a sua casa, não para que ela fique sempre assim, sabia?
Quando a roupa tiver aplicações ou pedrarias, compre um porta vestido ou porta terno, assim ele ficará acondicionado de uma forma correta.
  
Roupas de Frio

Ah, meu amigo space bag! Como o amo! rs Para quem não conhece, o space bag é uma embalagem onde você pode embalar suas roupas à vácuo. Isso mesmo! Elas ficam protegidas e se conservam limpas por tempo indeterminado. Minhas roupas de frio guardo todas elas assim. Ganho mais espaço e quando preciso usar estão todas limpinhas e cheirosas.
Veja este vídeo explicativo para você entender melhor como ele funciona. Não é propaganda enganosa, é verdade! rs Uso há muitos anos e recomendo:

Roupa de Ginástica e Pijamas

Rolinhos! Sempre rolinhos! Coloque os conjuntos um dentro do outro e enrole.


Roupa Íntima

Clique aqui e veja o post sobre organização da roupa íntima 



Calçados

Clique aqui e veja o post sobre organização de calçados. 


Roupa de Cama e Banho

Também tem um post completíssimo sobre isso! É só clicar aqui para ler e praticar.


Invista tempo nisso. É muito gostoso abrir a porta do nosso guarda roupa e saber onde está aquilo que a gente precisa. Sem stress, sem passar raiva procurando as coisas. Isso é qualidade de vida, saber usar o que você tem de maneira inteligente. Se você não pode separar um dia todo para isso, vá organizando de pouco a pouco, 30 min a 1 hora por dia. O importante não é a velocidade da mudança, mas a qualidade dela.

Depois manda uma fotinha pra mim! Ficarei muito feliz com a sua vitória!

Bjo

VEJA TAMBÉM:


Estas informações podem ser publicadas gratuitamente em seu site, jornal, revista ou newsletter, desde que informada antecipadamente ao autor do artigo no email: barbaravolnei@hotmail,com e, uma vez autorizada, citada a fonte: www.barbaravolnei.blogspot.com.br  As imagens deste post foram extraídas da internet. Caso o proprietário de direito de uso das mesmas não as queira exibidas nesta página, gentileza entrar em contato.