Noções básicas de Etiqueta e Boas Maneiras


Ás vezes nos sentimos deslocados ou não sabemos exatamente como nos comportar em determinados ambientes. Reuni algumas dicas simples, porém práticas, que vão te livrar de passar muita "saia justa".
O que é Etiqueta?


A etiqueta é o conjunto de normas de conduta social. (Ana Gião). Temos que dar exemplo e também mostrar ao mundo que sabemos nos comportar bem em qualquer lugar e situação.

Agora eu lhe pergunto: Você é considerado um profissional competente e tem um currículo brilhante, impecável? É proativo, orientado para resultados e tem uma constante preocupação em se manter atualizado? Então, por que cargas d'água nunca é aprovado nas entrevistas? Por que não consegue convencer os recrutadores a lhe contratar? Por qual razão sua carreira simplesmente não decola? Você está seguro de que sabe comportar-se corretamente num almoço de negócios? Tem competência ao se apresentar para outras pessoas? É capaz de conduzir uma conversa polida? Sabe vestir-se adequadamente tanto para uma reunião como para um dia informal? 
É possível que você esteja se preocupando demais em desenvolver suas capacidades técnicas e dando pouca atenção a suas habilidades sociais.



O que posso fazer para melhorar?



Na vida profissional e no convívio familiar, na faculdade, etc; é exigida uma etiqueta correta em inúmeras ocasiões - muitas delas, delicadas. Obviamente não é possível prever todas. Selecionei algumas dicas para te ajudar nas situações mais comuns no dia a dia.

DEIXE UMA PRIMEIRA BOA IMPRESSÃO
 

 O fato é que uma má primeira impressão dificulta muito qualquer relação. Causando uma impressão favorável no primeiro contato, o relacionamento será muito facilitado, portanto capriche na primeira impressão.

Pesquisas confirmam que as pessoas levam apenas 30 segundos para formar uma opinião sobre alguém. Portanto, você tem pouco tempo para construir uma primeira impressão. A apresentação pessoal promove a sua imagem externa. Uma aparência bem cuidada demonstra que a pessoa tem auto-estima, em outras palavras, que se preocupa em mostrar uma aparência saudável, limpa e bonita.

Evite gírias e jargões, que, além de causarem má impressão, demonstram pouco conhecimento ou mau uso de vocabulário.



Ouça mais, fale menos

 Dê oportunidade para os outros se manifestarem, ouvindo com atenção até que concluam seu pensamento. E quando chegar a sua vez de falar lembre-se que uma pessoa segura de si não precisa gritar, simplesmente diz o que tem a dizer com naturalidade. Falar alto ou baixo demais, argumentar com veemência ou manifestar-se por monossílabos são sinais de insegurança.



Pontualidade, eis a questão



“Pontualidade é cortesia dos reis e obrigação dos educados”.  Anônimo



Respeitar o tempo alheio é a regra número 1 da etiqueta - mas a maioria dos brasileiros infelizmente costuma ignorá-la. Não deveria. Quando alguém chega tarde a um compromisso, aqueles que esperam raramente se satisfazem com uma desculpa esfarrapada.

Por mais criativa e divertida que possa ser a explicação do retardatário, o sorriso do outro é sempre amarelo. A raiva fermenta pela falta de consideração. Além de deselegante, atrasos frequentes podem deixar você com fama de profissional pouco sério - ou até irresponsável. Portanto, trate de disciplinar-se. Se você prevê um atraso significativo a um encontro de negócios, avise com antecedência - e, ao chegar, desculpe-se. Se vive numa cidade caótica, saia mais cedo do escritório.

E, numa reunião, é bom dar o ar da graça com um pouco de antecedência. Assim, há uma margem de manobra no caso de imprevistos. Ser pontual é uma questão de delicadeza e atenção, principalmente num primeiro contato, ao encontrar-se com pessoas mais velhas ou hierarquicamente superiores. Antes de um compromisso, ligue para confirmar a sua presença e o horário eventual de chegada. E não leve um acompanhante a tiracolo sem antes avisar os anfitriões.

 

Arrasando em um jantar




É claro que nosso dia a dia é sempre bem básico, mas um dia, sim, um dia, você vai precisar saber estas informações. Dica de ouro: os utensílios "masculinos" ficam do lado esquerdo: o garfo, o guardanapo. Os "femininos", do lado direito: a faca, a colher, a taça.

 

Mantenha a pose, querida!


  • Ao sentar-se, tente ficar sempre com as costas retas; as pernas podem ser cruzadas, mas dê preferência a mantê-las paralelas.
  • Ao caminhar, mantenha um pé na frente do outro, com passadas curtas, evitando rebolar.
  • Como se dizia antigamente, “Ande como se estivesse com um livro na cabeça; queixo de bailarina e olhos voltados para a linha do horizonte”.
  • Em pé, não fique descansando os pés/pernas, coloque-os em posição reta, paralelos, ou com um pé na frente do outro.
  • Mantenha-se numa postura ereta, ombros erguidos.
  • Olhe as pessoas nos olhos enquanto falar.
  • Cuidado com cacoetes, gestos involuntários repetitivos, que demonstram insegurança e nervosismo.
  • Ao se abaixar não levante os quadris, fique como se estivesse sentada, porém sem apoio.
Alô? Alô?


ü   

      Ao telefone - Estima-se que 75% dos negócios são feitos por telefone, um instrumento de comunicação fundamental no mundo corporativo. Seu mau uso significa perda de tempo, de oportunidades e, por tabela, de muito dinheiro. Ao fazer uma ligação, o certo é identificar a si mesmo e a sua empresa. Explique rapidamente o motivo do telefonema e pergunte se é uma hora conveniente para conversarem.

ü  Se a pessoa estiver ocupada, pergunte quando pode ligar de volta. No decorrer da conversa, procure não falar muito devagar nem muito depressa e habitue-se a pronunciar o nome do interlocutor de tempos em tempos - a ideia é estabelecer um relacionamento mais pessoal.

ü   Usar uma voz alegre, clara e calorosa - nem alta nem baixa demais - também gera empatia. Mas só isso não basta. É preciso ser rápido e objetivo ao prestar informações. E nada de deixar as pessoas esperando na linha sem fornecer uma explicação razoável pela demora ou remetê-la de uma seção a outra. Não há nada mais irritante. (Aliás, há sim. Ouvir do outro lado da linha vocativos como "meu bem", "meu anjo", "querido(a)", "coração" e afins.) Se por acaso a linha cair, a responsabilidade de retornar a ligação é de quem telefonou.

ü  Ainda: qualquer ruído estranho é considerado deselegante, pois sugere que sua atenção está em outro lugar. Portanto, não fale ao telefone com cigarro ou comida na boca, não masque chicletes, não rabisque papéis nem digite no computador.

ü  Outra: se estiver acontecendo uma reunião em sua sala e o telefone tocar, não atenda, a não ser uma ligação extremamente importante. Desculpe-se pela interrupção Pilote bem seu celular - Não há como contestar. O uso de celular serve para aumentar a produtividade e resolver emergências. Por outro lado, não há nada mais chato do que ouvi-lo tocar em lugares públicos.

ü  Para os usuários, a solução é simples: ao fazer uma visita, participar de almoços e reuniões ou assistir a palestras, desligue o aparelho - ou deixe-o no modo vibra call. Se por acaso esquecer e ele tocar, peça desculpa e desligue-o, sem atender.



Cuidados ao teclar


 

A explosão do uso do e-mail talvez tenha sido a mudança mais drástica dos últimos tempos no que diz respeito à comunicação no mundo corporativo. A partir daí, deu-se origem a um novo termo: "Netiqueta", um código de comportamento exclusivo para relacionamentos na rede.

Para demonstrar eficiência e elegância no ambiente virtual, procure usar uma linguagem direta, clara e objetiva - sem formalismos ou expressões rebuscadas. Evite, por exemplo, usar no cabeçalho saudações barrocas como "ilustríssimo" ou "excelentíssimo". Um simples "caro fulano", um "bom dia", ou coisa que o valha, já está ótimo. Na despedida, prefira expressões como "atenciosamente" ou "um abraço". Não se esqueça de, no final, assinar seu nome completo, cargo e nome da empresa.

Revise os e-mails à caça de erros de português e de digitação. Evite o uso de cores e fontes diferenciadas e pegue leve nos pontos de exclamação, cifrões e afins. Usá-los em excesso é mais ou menos como rir da própria piada.

Arquivos anexados, só se realmente houver necessidade, pois requer trabalho extra de quem recebe a mensagem. Uma prática comum e de mau gosto é deixar visível a lista de pessoas para as quais você está remetendo o e-mail. A sensação é de que você é simplesmente um nome a mais em uma lista enorme.

Em tempo: letras maiúsculas são sinônimo de gritaria no universo eletrônico. Letras minúsculas, por sua vez, remetem a excesso de informalidade. Cuidado com elas.



Para um mundo melhor, meu povo!



"Obrigada", "desculpe" e "por favor" são expressões simples que podem transformar o mundo num lugar muito melhor para se viver, não é verdade?

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