Eu e minha boca grande!

Você pode se perguntar: "Esse blog é sobre organização, porque ela resolveu falar sobre isso?" Simples: a falta de sabedoria no falar nos coloca em enrascadas que desorganizam nossa vida. Vamos saber mais sobre como falar certo e na hora certa.

Como dizem os ditados populares:
"Falar é prata, calar é ouro"
"Em boca fechada não entra mosca"
"O peixe morre pela boa"

Entre tantos outros ditos populares, podemos perceber a importância do silêncio e do saber falar. Tem um ditado que sempre me faz refletir: "Deus nos deu duas orelhas e uma boca para escutarmos mais e falarmos menos." Achamos que no muito falar podemos resolver as coisas, mas em algumas circunstâncias da vida, o silêncio é essencial. Prometemos demais, nos comprometemos com o que não podemos e por fim, nos decepcionamos e decepcionamos as pessoas. Palavras são sementes, elas podem construir coisas boas, ou coisas ruins.

Tenho comigo um "Manual de Conduta Pessoal" que me norteia nas decisões e conversas da vida e decidi compartilhá-lo aqui com vocês:

Não FALE sem antes ter certeza de que sua fala é necessária.
Não PROMETA se sabe que existe a possibilidade de não cumprir com o compromisso.
Escolha sempre a VERDADE. Não existe mentira que dure muito tempo.
Não marque COMPROMISSOS que você sabe que não conseguirá cumprir.
Não COMPRE se você não tem ideia de como irá pagar.
OUÇA mais. FALE menos. Isso nos faz ter melhores argumentos.
A FORMA como falamos às vezes é mais importante do que aquilo que falamos.
 
Se é muuuito difícil pra você ficar calado (a), se você gosta de falar umas "verdades" e depois se arrepende, vou ser sincera com você: eu era muito "justiceira". Falava mesmo, doa a quem doer e sem medir as circunstâncias. Um dia percebi que isso machucava algumas pessoas. Como eu não conseguia mudar, pedi a Deus para me dar sabedoria ao falar. Só Ele poderia mudar esta pessoa que vos escreve (rs). Não que eu já tenha chegado à perfeição (nunca chegarei), mas acredito que melhorei bastante. Gosto muito destes versículos da Bíblia que falam sobre isso:

· Pv. 16:21 – Quem tem coração sábio é conhecido como uma pessoa compreensiva, quanto mais agradáveis são as suas palavras, mais consegue convencer os outros.
·  Pv. 16:23 – O homem sábio pensa antes de falar, por isso o que ele diz convence mais.
· Pv. 17:27 – Quem controla as suas palavras é sábio, quem mantém a calma mostra que é inteligente. 
   Pv. 2:6 – É o Senhor quem dá sabedoria, a sabedoria e o entendimento vem dele.


Então meus amigos, pensem, reflitam e só depois externalizem aquilo que está dentro de vocês. Para se ter uma vida de paz e tranquilidade, um bom começo é prestando atenção naquilo que se fala.

VEJA TAMBÉM:

Estas informações podem ser publicadas gratuitamente em seu site, jornal, revista ou newsletter, desde que informada antecipadamente ao autor do artigo no email: barbaravolnei@hotmail.com e, uma vez autorizada, citada a fonte: www.barbaravolnei.blogspot.com.br  As imagens deste post foram extraídas da internet. Caso o proprietário de direito de uso das mesmas não as queira exibidas nesta página, gentileza entrar em contato.