Geladeira Organizada

Vamos ver o passo a passo para deixar nossa geladeira nos trinques!
Antes de começar qualquer tipo de organização, primeiro devemos iniciar com a limpeza. Se sua geladeira não é do sistema frost free, descongele o freezer como você faz de costume e vamos limpar tudo!

LIMPEZA: 

- Depois que o freezer e a geladeira estiverem vazios, passe uma esponja macia com detergente neutro por toda parte interna. Retire as gavetas e prateleiras e faça o mesmo procedimento. Com um pano úmido, retire todo o excesso de sabão. Enxágue o pano e passe-o novamente, tirando o sabão por completo.
- Não use bombril e produtos abrasivos, eles podem danificar seu refrigerador de maneira permanente.
- Faça uma mistura de bicarbonato com vinagre de álcool (uma colher de sopa para 100 ml de vinagre de álcool) e passe por toda a geladeira. Essa mistura tem efeito antibactericida.
- Finalize passando um pano seco macio.
- Essa limpeza mais completa pode ser feita uma vez por mês. Mas uma vez por semana, passe um pano umedecido em vinagre de álcool para desinfetar e eliminar odores.

ORGANIZAÇÃO:

Tudo limpinho? Certeza? Então agora vamos organizar!
(Foto: SESI)

- O que precisa de mais refrigeração (queijo, iogurte, leite, frios, etc) deve ser colocado nas prateleiras superiores e os que precisam de menos refrigeração (sobras do almoço, alimentos que estiverem em processo de descongelamento, sucos, bolos, etc), nas inferiores.
- Gavetas: de preferências as frutas devem ser colocadas neste espaço. Elas só deverão ser lavadas no momento de serem consumidas.
- Gavetão: as verduras devem ser guardadas de preferência em embalagens plásticas e novas, não as que você trouxe do supermercado, pois podem ter se sujado durante o deslocamento para sua casa. Tenha sempre em casa sacos plásticos, que podem ser adquiridos facilmente em lojas de embalagens ou em supermercados.
- As folhas (alface, couve, etc) poder ser devidamente lavadas, higienizadas e guardadas em recipientes fechados para facilitar o consumo, pois ele deve ser rápido para que elas não murchem.
- Os ovos devem ser armazenados preferencialmente em uma vasilha dentro da geladeira, não da porta, pois eles não sofrerão com a trepidação e alteração de temperatura da porta.
- Faça o uso de um Cardápio Semanal para que você consiga fazer um bom aproveitamento de tudo o que você tem na geladeira e não hajam perdas. Para saber como fazer, clique aqui.

- Vamos ver algumas fotos de como podemos organizar também:
 Cestinhas de acrílico são muito práticas e ficam lindas, não é mesmo?

 
 Cestinhas plásticas com alça facilitam o manuseio e deixam tudo separadinho.

Olha só como ficam as cestinhas no freezer. E você ainda pode colocar um tag identificando o conteúdo.

FREEZER

- Tanto na geladeira quanto no freezer, dê preferência em usar vasilhas transparentes quadradas ou retangulares e que sejam próprias para congelador. Identifique com uma etiqueta (coloco etiqueta em tudo!) o conteúdo e a data do congelamento. Não sei você, mas tinha vezes que eu abria algumas vasilhinhas do freezer e não tinha a mínima ideia do que estava ali dentro (rs). Pra prevenir erros, identifique o conteúdo, não custa nada. Ainda mais se mais de uma pessoas prepara os alimentos.
- Organize bem as carnes dentro dos saquinhos antes de colocar no freezer. Quando as embalagens fica iguais a "bolas", elas ocupam muito espaço. Tente deixá-las mais achatadas e quadradas, ai elas encaixam melhor nos espaços ou podem ser guardadas em pé. Use saquinhos novos também e pregue uma etiqueta com o nome (é sério, se eu não colocar uma etiqueta, depois de congelado, carne fica tudo igual pra mim! rs)
- Utilize potes de sorvete ou cestinhas para separar os alimentos (como na foto acima). Isso otimiza o espaço e você já vai direto na vasilha pegar o que precisa sem ter que ficar procurando.
- Quando precisar descongelar algum alimento, a melhor forma é deixar descongelando em temperatura ambiente. Caso precise preparar uma carne no outro dia, na noite anterior, retire do freezer e coloque em um prato dentro da geladeira. Assim você evita que o alimento estrague por ficar mais de oito horas sem refrigeração.

DICAS VALIOSÍSSIMAS:

- Nunca guarde um alimento destampado. Certamente o cheiro ficará por toda geladeira. Se a vasilha não tem tampa, utilize um filme plástico (PVC).
- Por falar em filme plástico (PVC), sabia que se você colocar o rolo (fora da caixa) dentro da geladeira, ele desliza mais facilmente? Nunca mais passei raiva com ele! Faz e depois me conta!
- Observe SEMPRE as datas de validade dos produtos que estão em uso. Quando vou fazer organização de cozinha na casa de clientes, o que mais vai pro lixo são produtos que estão vencidos dentro da geladeira. Cuidado!
- Enlatados depois de abertos não devem continuar na mesma embalagem. Transfira o conteúdo restante para uma vasilha com tampa e anote a data de validade.
- Depois que chegar com as COMPRAS em casa e precisar colocar algumas coisas na geladeira, sempre passe um pano umedecido em alcool para limpar. Já parou para pensar que essas embalagens estiveram em um depósito, depois foram para uma prateleira de supermercado onde um monte de gente colocou a mão? Pois é, tem que limpar, meu povo!

- Eu e minha boca grande!
- Como montar uma rotina já que eu trabalho em casa?


Estas informações podem ser publicadas gratuitamente em seu site, jornal, revista ou newsletter, desde que informada antecipadamente ao autor do artigo no email: barbaravolnei@hotmail.com e, uma vez autorizada, citada a fonte: www.barbaravolnei.blogspot.com.br  As imagens deste post foram extraídas da internet. Caso o proprietário de direito de uso das mesmas não as queira exibidas nesta página, gentileza entrar em contato.